quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Botões Forrados com Tecido

No blog da Aline, o entrepinceis.blogspot.com, encontrei uma indicação de vídeo para cobrir botões a marteladas. Isso pra quem não tem aquela prensa, que pesquisando aqui em Fortaleza, encontrei por cerca de R$ 70,00.

 No vídeo vi como é fácil e que dá pra fazer com qualquer MARTELO. Então vou postar aqui um tutorial.


Fiquei doida depois de assistir o vídeo, porque achei super-simples e logo no outro dia fui ao Montese (um bairro comercial aqui perto) procurando a matriz sem nem saber dizer o nome. Aí o cara da loja perguntou: "Você quer matriz bombê? qual número?" " -- Ai, ai, ai!!! Sei lá... Me mostra que eu te digo se é o que eu quero". Então ele me trouxe as peças aí de baixo. O custo total foi de uns R$ 30.00, mas são peças pra 144 botões de cada numeração. Então acho que compensou. Bem..., então vamos ao passo-a-passo:

Este é o material que comprei. As matrizes bombê nº 12, 14 e 16, com os respectivos botões.

Aqui o material necessário, mostrando todas as partes da matriz, as duas partes do botão e o tecido em círculo (com uma sobra de aproximadamente 1cm além do tamanho do botão).


Pra começar, coloque o fundo da base da matriz. Em seguida, posicione o tecido, e sobre ele, a parte metálica do botão.
Coloque a segunda parte da matriz, com o cuidado de que toda a borda do tecido fique no centro.

Observe a imagem.

A parte plástica do botão deve ser colocada com a ponta para cima.

E finalmente insira a 3ª parte da matriz.
Procure uma base firme e forre. Pra martelar, faça com força e cuidado. Repita umas três vezes com firmeza. Se o encaixe ficar folgado o botão vai soltar. E vc não quer que isso aconteça, certo!!!

Está pronto!!!

Aqui os três tamanhos que eu faço.
Observe que o de nº 12 (o menor) ficou uma prega embaixo. Este foi recusado pelo controle de qualidade. Mas é só tomar cuidado no encaixe da 2ª parte da matriz.

Então é isso! Peguei as dicas aqui na net e tô repassando pra quem, como eu, tá aprendendo aos poucos. 


Botão forrado é um charme e dá um toque especial às peças.

Aqui a aplicação em uma necessaire.
Quem comprou gostou e eu fiquei super contente com os elogios.
Espero que seja útil e que o tutorial tenha ficado claro. qualquer dúvida é só postar.

Abraços!!!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Viés Bacana

Nas minhas navegações pela net, pude perceber que, assim como eu, muitas arteiras não simpatizam com a má-qualidade de muito viés disponível aí no mercado. Pelo menos aqui em Fortaleza, as opções são poucas, se considerarmos material, cores e largura, nunca encontrei o que queria e sempre demorei o maior tempão pra confeccionar os meus.
Parece mentira, mas só há cerca de 1 mês foi que soube da existência dos fazedores de viés. Esses aqui da foto e que você vinca com a ajuda do ferro de passar. Ainda não encontrei por aqui e nem me dispus a pedir pela net.

Mas, "vasculha" daqui e "remexe" dali, encontrei a indicação de um tutotial no blog Criar com Tecidos, que leva ao The Green Wife, onde a Abbie disponibiliza o PAP em vídeo, que não precisa nem tradução, tão simples é de entender.
Para vocês que também gostam dos viés em póa, vicky e mini-estampas super diferentes, dando um toque bem mais exclusivo às suas peças, fica a dica.